Essa situação não é mais novidade para ninguém. Cenas como estas encontramos em diversas partes do mundo e, em grande parte, é tratada com o mesmo descaso que aqui, a mesma insignificância.
Nas ruas de Odessa é possível encontrar crianças de diferentes países: Ucrânia, Rússia, Moldávia, Bielorrússia. "De acordo com estatísticas oficiais, em Odessa tem cerca de 3000 crianças de rua. Mas, na realidade é apenas uma pequena fração do que esta situação realmente é", diz Tatiana Semikop, chefe de polícia criminal da Ucrânia.
Ninguém pode dizer o número exato de crianças de rua vivendo nas ruas da Ucrânia, mas uma coisa é certa – a terceira onda de crianças abandonadas que varre o país. As duas primeiras ocorreram durante a Guerra Civil e a Segunda Guerra Mundial, mas a maioria das crianças tornaram-se desabrigados, porque seus pais morreram.
A maioria dos pais de crianças de rua de hoje estão vivos. É por isso que na Ucrânia hoje existe um novo tipo de crianças de rua, os chamados "Órfãos sociais", neste tipo as crianças de rua encontram a salvação para a agressão dos pais. Em grupos, crianças de rua se estabelecem em porões, sótãos e bueiros de esgoto, onde vivem por suas próprias regras e leis.
Para conseguir comida alguns lavam carros, outros trabalham como porteiros ou fazem reparos. Outros mendigam ou roubam, ou ainda acabam em regime de escravatura sexual. Muitas vezes, o pagamento que recebem é sob a forma de uma garrafa de álcool ou uma dose de drogas. Aqueles que não querem obedecer são forçados.
Infelizmente parece que estamos longe de uma solução para este problema.
Adaptado de newsngossips
Fonte:http://minilua.com/triste-realidade-das-criancas-nas-ruas-odessa/