E chegamos a última parte deste especial. Nele, você confere um pouco mais da biografia de Edir Macedo, sua influência direta na criação da Igreja Universal, sua prisão na década de 90, entre outros assuntos polêmicos. Uma boa leitura!
A conversão
Com o tempo, os ensinamentos pregados na Igreja Nova Vida, doutrinados de forma enfática por pastores da entidade, passam a fazer parte do dia-a-dia de Edir Macedo. Aos 19 anos, desiludido com a sua vida amorosa, o futuro líder da Universal decide se converter ao Evangelho. “Recebi um novo coração. Uma alegria indescritível passou a fazer parte do meu ser. Fiquei livre dos complexos, da solidão e da dependência de terceiros. Percebi que havia em mim uma energia própria que me fazia capaz de todas as coisas em nome do meu Senhor”, relata em sua biografia “O Bispo, a História Revelada de Edir Macedo”. Anos mais tarde, ele deixaria de ser apenas um mero coadjuvante da instituição, e passaria a ser gestor de sua própria igreja.
Casamento
Após seu encontro com a espiritualidade, ele conheceria aquela que viria a ser sua futura esposa. Ester Eunice Rangel, uma colega de igreja, logo lhe chamara sua atenção. Ela, por sua vez, viveria uma espécie de romance relâmpago com o líder da Universal, que culminaria certo tempo depois em um casamento. “Ester tinha alguma coisa a mais. Foi meu primeiro amor. Parece que a gente estava procurando um pelo outro fazia anos e nos encontramos naquele momento”, conta, Após uma série de dificuldades, o casamento de Edir Macedo acontecia, enfim, em 18 de dezembro de 1971. A cerimônia, bastante simples, seria realizada na Igreja Nova Vida, de Bonsucesso, no Rio. Alguns dias depois, atravessando uma situação financeira pouco estável, ele se vê obrigado a morar com os pais de sua noiva, no Jardim América.
O embrião da Igreja Universal
Década de 70, foi nessa época, que o trabalho religioso desenvolvido por Edir Macedo se expandiria. É bom que se diga, já em 1975, ele já liderava um verdadeiro exército de pastores, que ao seu lado, seriam os responsáveis diretos pela criação da chamada “Cruzada do caminho Eterno”. A entidade era na verdade, o embrião daquela que seria mais tarde, uma das instituições mais conhecidas do Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus. Naquele ano, Edir Macedo saia de casa cedo, todos os sábados, com uma caixa de som, um microfone, um teclado simples, e não menos importante, uma bíblia. No Jardim Méier, subúrbio carioca, ele ia até o coreto do bairro e começava sua pregação. Com o passar dos meses, até diante da facilidade com que se expressava, um número cada vez maior de pessoas passam a acompanhar seus cultos. Com o prestígio conquistado, ele passaria a pregar o Evangelho em outras regiões do Rio de Janeiro, destaque para as comunidades de Cidade de Deus e Largo do Anil.
RR Soares
Poucos sabem, mas Romildo Ribeiro Soares, o missionário RR Soares, é cunhado de Edir Macedo. A amizade entre os dois teve seu início no ano de 1968, momento em que ambos ainda faziam parte da Igreja Nova Vida. A partir de então, uma sólida amizade entre os dois se inicia. Esta amizade, alias, seria peça fundamental no convite que seria feito a Soares, para que ele pregasse o Evangelho ao lado de Edir Macedo na “Cruzada do Amor Eterno”. Convite aceito, e ambos passam a desenvolver seus respectivos trabalhos pelos bairros do Rio de Janeiro.
A criação da Igreja Universal
09 de julho de 1977, esta é a data de criação de uma das principais igrejas brasileiras, a Universal. Seus fundadores foram Edir Macedo e RR Soares. Soares, por sua vez, logo abdicaria do projeto, e criaria nos meses seguintes, a Igreja Internacional da Graça de Deus. Dessa forma, caberia a Edir Macedo dar continuidade a chamada IURD. Com apenas dois anos, a Igreja Universal do Reino de Deus, já representava uma das principais forças religiosas do país. Sua expansão acontecia em diversos estados brasileiros, como por exemplo, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.
Com o prestígio obtido, seria aberto, ainda em 1980, o primeiro tempo da Universal em território estrangeiro. Localizada em Mount Vermont, Estados Unidos, a entidade receberia o título de “Universal Church”, e se expandiria novamente para diferentes regiões. Anos mais tarde, em 1989, a igreja passaria a contar com uma sede em Portugal, e logo em seguida, no Canadá. Atualmente, a Igreja Universal do Reino de Deus está presente em 180 países, entre os quais: Alemanha, México, Inglaterra, Itália, Espanha, França, Índia, etc.
Curiosidades
- No final dos anos 80, atravessando uma das piores fases de sua história, a Rede Record, de propriedade do Grupo Silvio Santos e do Grupo Paulo Machado de Carvalho, é vendida para o Bispo Edir Macedo. A aquisição é feita no dia 09 de novembro de 1989.
- Acreditava-se na época que a emissora se tornaria uma rede religiosa. Isso, aliás, não aconteceu por completo. Apenas o horário da madrugada seria ocupado por programas da Igreja Universal.
- Em 30 de março de 1990, Edir Macedo assumiria o controle acionário da emissora, dessa vez, em definitivo. Um ano mais tarde, em 1991, é iniciada a formação de uma rede nacional de emissoras. Vale lembrar, que até o final dos anos 80, a Record possuía apenas algumas retransmissoras no interior de São Paulo, gerando basicamente a mesma grade do SBT.
- Em 1992, o líder da Igreja Universal seria preso, acusado de “delitos de charlatanismo” e “estelionato e lesão a crendice popular”. As denúncias foram encabeçadas pelo Ministério Público, e repercutidas em diversos veículos de comunicação, em especial, a Rede Globo. Edir Macedo passaria 11 dias na cadeia, sendo solto logo em seguida, se livrando de todas as acusações.
- 12 de outubro de 1995, uma data que muitos devem se lembrar. Na ocasião, o então pastor, Sérgio Von Helder, durante o programa “O Despertar da Fé”, da Rede Record, protagonizaria um dos episódios mais polêmicos da história da Igreja Universal. Relembre conosco um trecho da atração:
- Ainda sobre a Rede Record, ainda nos anos 90, seria criado um dos programas mais emblemáticos da emissora, o “25ª Hora”. A atração, era apresentada pelo pastor Ronaldo Didini, e exibida após às 00h00.
Há algumas semanas, no dia 19 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de seus desembargadores, anularia todas as acusações contra a Igreja Universal do Reino de Deus e seu fundador, o Bispo Edir Macedo.
Para mais informações sobre os fatos citados nesse especial, indicamos o livro “O Bispo, A História Revelada de Edir Macedo”, um lançamento da Editora Larousse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário